A César o que é de César... Tradução aos Psicólogos o que é dos Psicólogos
Eu gosto muito de ler! Entre muitas outras coisas que leio também "perco" algum do meu tempo a ler revistas femininas uma das quais a LuxWoman. Gosto dessa revista porque nos oferece artigos "engraçados" sobre coisas banais, supérfulas: roupas, malas, maquilhagem - basicamente coisas de miúdas!
Mas como acontece em todas estas revistas existem sempre rúbricas generalistas dedicadas à saúde, à felicidade, à dieta, etc.
Na LuxWoman do mês de Feveiro pudemos encontrar um artigo sobre Ansiedade, a propósito de um Livro de uma Psicóloga chamado Ansio-Mente. Esse artigo foi escrito por uma jornalista que tentou apresentar uma definição consensual do conceito Ansiedade.
Os meus Parabéns: ela conseguiu apresentar três definições! Pena é que numa delas a Ansiedade seja (e passoa a citar) "um estado natural decorrente de traumas de infância" - a partir deste momento passam a saber que quando não se sente Ansiosos não alguma coisa estranha se passa, porque "normal" é estar ansioso...
Na segunda definição, a Ansiedade é afinal uma patologia comum mas que corresponde a alterações ao nível biológico e/ou comportamental - ou seja, de acordo com esta definição quando estamos ansiosos alteramos o nosso padrão biológico e comportamental!
Finalmente, apresenta a definição proposta por um dos manuais de psicopatologia a DSM IV. Esta definição recebe o consenso dos profissionais de saúde pelo que deveria ser a apresentada desde início e não no final do artigo.
Provavelmente, o comum dos leitores deve ter achado que a ansiedade ora era normal, ou era anormal, ora era patológico...Enfim era, é o quisermos!
A questão que coloco é: Se o objectivo do artigo era apresentar um livro da autoria de uma Psicológa porque não entrevistar a profissional ou convidá-la a escrever o artigo?
Certamente que o conteúdo seria mais rigoroso, claro e científico e a nossa sociedade teria mais uma oportunidade para compreender que a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, que se regem por padrões cientificos comuns à Química, à Física ou à Biologia, obviamente moldados às especificidades do comportamento Humano. Assim, da mesma que só os Físicos têm credebilidade para opiniar sobre a Teoria da Relativadade, só os Psicólogos possuem os conhecimentos necessários para escrever acerca da Ansiedade e dos padrões comportamentais a ele associados!
No comments:
Post a Comment