Sunday 10 June 2007

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades


Dez de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, porque não deixar por aqui um pouco de Portugal, um pouco de Camões para partilhar com as comunidades.

Em Portugal a tradição manda-nos festejar em Junho os Santos Populares (e casamenteiros): S. António, S. João e S. Pedro. S. António, patrono da Cidade de Lisboa, o primeiro a ser festejado (dia 13 de Junho) é celebrado com machericos e sardinha assada. Hoje cá em casa ja cheira a Mancherico (ninguém me ofereceu - manda a tradição que seja um pretendente a oferecer) por isso:

Comprei um manjerico,
P´ra St.º António pedir,
Que me mostre o caminho,
Pelo qual devo seguir!

No dia de Camões e aproximando-se os Santos Casamenteiros deixo um poema de Amor:

Transforma-se o amador na cousa amada
Transforma-se o amador na cousa amada,
Por virtude do muito imaginar;
Não tenho logo mais que desejar,
Pois em mim tenho a parte desejada.

Se nela está minha alma transformada,
Que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si sómente pode descansar,
Pois consigo tal alma está liada.

Mas esta linda e pura semideia,
Que, como o acidente em seu sujeito,
Assim co'a alma minha se conforma,

Está no pensamento como ideia;
[E] o vivo e puro amor de que sou feito,
Como matéria simples busca a
forma.
Luís de Camões

No comments:

Free Web Counter