Tuesday 5 June 2007

Traição!

Nos últimos dias dediquei algum tempo a reflectir sobre relacionamentos interpessoais, consequência de um novelo de sentimentos tão enrolado que não consigo encontrar a ponta para poder puxar e encontrar o “fio à meada” como diz o povo.
Comecei por observar a realidade que me rodeia e rapidamente pude constatar que existe uma incongruência entre aquilo que nos ensinam enquanto crianças e o mundo dos adultos.
Desde crianças os valores que nos transmitem são valores de Lealdade e Fidelidade numa relação a dois. Porém, quando olho em redor aquilo que encontro são cada vez mais histórias de infidelidade, embebidas num amor e numa entrega aparentemente superior ao que seria de esperar.
Então o que procuram homens e mulheres quando “traem”se é que traem?
O procuram homens e mulheres no sexo oposto? O que os atraí? Será Amor Físico, atracção interpessoal pura? E o Amor Físico não será sempre a repetição do mesmo? De forma nenhuma há sempre uma percentagem de diferença ligada à idiossincrasia do indivíduo.
Por mais que um homem possa despir uma mulher só com olhar e que a mulher consiga imaginar o que homem esconde por trás daquela roupa, quando os seus corpos reflectirem um no outro, inevitavelmente a experiência será completamente diferente do último Amor Físico vivido.

Então o que procuram os homens?
No caso dos homens, diria que existe um grupo que procura nas mulheres quotidianas os ideais femininos que constroem nos sonhos. Outros movem-se pelo desejo de se a ponderarem da intima diversidade feminina.
No primeiro caso, trata-se de uma obsessão lírica, da procura de um ideal feminino, da mulher perfeita, por isso desiludem-se com frequência e andam de mulher em mulher na esperança do encontro com a Perfeição.
No segundo caso trata-se de um obsessão Épica, o homem não procura nada em concreto, pelo contrário. Procura conhecer cada detalhe do mundo feminino, aprender com a diversidade, por isso todas as mulheres tem interesse e nada desilude.
E as mulheres?
As mulheres são bem mais simples: procuram noutro lado o que não têm em casa. O “estar” com outras pessoas faz com que se sintam desejadas, valorizadas. A traição serve muitas vezes para suprir as necessidades da relação conjugal ou mesmo vingar a traição masculina.

A verdade é que, 10% a 40% por cento das mulheres são infiéis em determinado momento e, no caso dos homens 20% a 60%. Ou seja, parece que apesar dos valores de Fidelidade serem muito apregoados, são esquecidos com muita frequência e as respostas para o porquê são muito poucas.

Será que o Ser-Humano se impõem regras sociais contra-natura?
A verdade é que
quando a traição irrompe a pergunta inevitável é porque razão homens e mulheres são infiéis? E a resposta difícil de encontrar!

No comments:

Free Web Counter