Wednesday 20 December 2006

A Greve do Metro - Breve Reflexão




Eram 8:00 do dia 19-12-2006, quando na rádio que me faz companhia nas rotinas matinais (Antena 3) ouço a seguinte notícia: "Hoje vai ser mais difícil circular em Lisboa, os trabalhadores do metropolitano realizam a 8ª greve este ano".
Eu que nem tinha reparado nos avisos de greve que circulavam nas carruagens do Metro, não sabia. Nem vale a pensa dizer o que me passou pela cabeça, mas como podem calcular foi um grande palavrão.
Descobrir às 8:00 da manhã que não há metro quando se entra as 9:00 no trabalho que é na baixa é fracamente dramático. Disse pra mim mesma tem calma, vais arranjar uma alternativa (que passe para além das alternativas oferecidas pelo Metropolitano, porque estas nunca nos conseguem fazer chegar a horas) e assim foi: 8:50, estava no escritório.
As pessoas que me conhecem sabem que eu sou a favor do direito à greve, sempre que este prejudique a entidade patronal, o que não é caso da greve no metropolitano. Passo a explicar porquê:
1. O metro não funciona entre as 6:30 e às 12:00. Ora, este horário corresponde ao horário em que a maioria dos passageiros do metro o utilizam para ir trabalhar. Estes passageiros tem passe mensal, logo já pagaram ao metropolitano. Onde está o prejuízo para a entidade patronal? Não encontro resposta.
2. Os restantes passageiros, que compram bilhete a essa horas são residuais, causando um prejuízo minímo ao metro.
3. A greve termina ao meio-dia, hora que os turistas aproveitam para iniciar a sua visita à cidade, procurar um bom restaurante para almoçar. Aí sim, já podem usar o metro, e dar uns tostões a ganhar ao mesmo.
Do meu ponto de vista a greve do metropolitano prejudica fundamentalmente os seus clientes habituais, que são mais contribui para a manutenção dos seus postos de trabalho.

Tudo bem que obrigam o metropolitano a gastar dinheiro com os transportes alternativos. Mas esses não prestam o serviço que o metro prestaria caso não estivesse de greve e o transtorno que causam aos utentes (que poderiam ser os maiores aliados) é tão grande que faz com que muita gente simplesmente não queria se quer saber os motivos da greve e pensem que é só mais uma desculpa para trabalhar (não é este o meu caso).
Tente manifestar-se causando mais prejuízos ao metro e menos aos utentes e verão que a opinião pública voz será mais favorável!

No comments:

Free Web Counter