Wednesday, 23 May 2007

Ser Mulher em Portugal




Hoje a Amnistia Internacional apresentou mais um relatório sobre as condições de vida das Mulheres em Portugal: Por ano 33 mulheres MORREM vitimas de violência doméstica.

Sei que para muitos este nº será considerado insignificante. Afinal o q são 33 mulheres mortas num ano por violência doméstica? São mais ou menos duas por mês quer dizer...
É verdade, é um nº pequeno quando comparado com o n.º de soldados que morrem todos os dias no Iraque ou noutras guerras poucas.
So que aqui existe um pequeno senão, estás mulheres foram mortas como consequência do desrespeito pelos Direitos Humanos (a quem os confunda com o Direito do homem - enfim), não foram voluntárias para essa guerra e alguém achou que tinha o direito de lhes roubar a vida, o sonho, a Paz, a Felicidade.
Para além destas 33 Mulheres que morrem a cada ano, um número incalculável (sim porque muitos casos não são denúnciados) fica com sequelas gravíssimas que lhes retiram qualidade de vida.
Para além deste nº muitas neste preciso momento, está ser violentadas psicologicamente no seu local trabalho, ou então violadas fisicamente ou mesmo mal-tratadas.
Isto é o retrato de Portugal...Quem sabe pode estar acontecer no escritório ao lado do nosso, na casa do nosso vizinho...
É nossa responsabilidade social estarmos atentos e não deixar que estas coisas aconteçam sem agir!
Para começar porque não passar pelo site da Aministia Internacional e ler o relatório? www.amnistiainternacional.pt. Fica a sugestão!

2 comments:

Tiago Sousa said...

Realmente é uma questão bastante preocupante, mas eu até iría mais longe não são só as mulheres a sofrerem, apesar de ser pouco falado também existem homens que sofrem violências e por motivos sociais ainda escondem mais estas acções que as próprias mulheres.
Também referiste o caso português, não creio que Portugal seja dos piores países neste aspecto, apesar de tudo e de sermos uma sociedade conservadora acho que até somos um povo bastante civilizado comparando inclusivé com países mais evoluídos que nós.

Nanda said...

Tiago,

Agradeço o teu comment e como é obvio os homens também sofressem de violência doméstica. Posso dizer-te que no site da Amnistia Internacional indica que apenas 3 homens morrem por ano na Europa vitimas de violência doméstica. Claro que Portugal não dos piores países, Espanha é mt pior! Mas n queremos ser os piores em tudo pois não?!

Beijinhos

Free Web Counter