Thursday 28 June 2007

Pela Manhã...

Hoje quando acordei já estava cansada...É sempre assim quando se aproximam datas de entregas de trabalhos na Faculdade. Com tanta coisa para fazer durante o dia acabo por encurtar as noites para me dedicar à escrita.
Cansaços à parte a verdade é que o Mundo não para...O tempo não para... Nada para. E se enquanto dormimos temos a sensação de que naquele momento o Mundo parou é mentira ele continua a "andar" na sua sempre estonteante velocidade.
Esta verdade induscutível foi escrita, na minha cabeça, esta manhã enquanto fazia o trajecto entre casa e a empresa depois de ter sido completamente "bombardea" com um inicio de dia alucinante...Tudo acontecia a mil à hora (talvez por a minha velocidade de processamento de informação ser baixa neste altura)!
Explicando...Para mim os inicios de manhã devem ser calmos...Acordar, banho, pequeno-almoço tranquilo ao som de uma boa música...Caminho para a empresa na companhia das primeiras notícias da manhã que comprei ali no quiosque ao pé de casa.
Hoje, quando cheguei à estação de Metro, fui completamente "bombardeada" com campanhas de promoção de produtos alimentares para além da oferta dos Jornais gratuitos que no último mês se multiplicaram a uma velocidade que me impediu de conseguir saber na verdade quantos são!
Quanto aos Jornais fracamente não me ocorre nenhum comentário. Já os outros produtos, colocam-me algumas questões:
Se um pobre estiver na rua a pedir comida ignora-se não é?
Pois é, mas se derrepente alguém nos oferecer iogurtes e sumo de fruta nunguém diz que não...Sendo que há pessoas que abrem a mala para guardar uma quantidade simpática desses produtos (" Não dar de comer a pobres, isso não, agora se me estão a oferecer aceito e ainda peço mais").
Gostava de conhecer o impacto real destas campanhas nas vendas dos produtos. Calculo que seja bastante significativo dado o sem números de campanhas que se encontram na rua logo pela manhã...
E será que algumas destas campanhas não poderiam servir para alimentar aqueles que realmente têm fome? Provavelmente, não vão comprar esses produtos mais tarde, mas quantos daqueles que hoje encheram a mala de "Activia Danone 0%" o farão?

1 comment:

Tiago Sousa said...

Concordo contigo a 100% quando dizes que as pessoas não pensam nos desfavorecidos quando se apressam a tirar esses produtos numa quantidade "como se não houvesse amanhã". Agora acho que as marcas que fazem estas promoções elas próprias deviam ter a iniciativa de entregar estes produtos aos pobres, ou não, pois não são eles que depois vão comprar estes produtos.
Quanto ao porque das ofertas, se reparares os prazos de validade são sempre mínimos (1, 2 meses no máximo), assim estas marcas "despacham" os produtos e ainda fazem operações de charme junto do consumidor.

Free Web Counter