Monday, 10 March 2008

Há quem diga que a liderança é um atributo masculino

"Ponha a mão na cara. Tape um olho e diga-me o que vê. Melhor como vê. Nota alguma diferença? Pois é assim uma empresa que não tem mulheres nos seus quadros directivos".
A professora espanhola Nuria Chinchilla, especialista em temas de Trabalho e Familia na Universidade de Navarra, não podia ser mais directa. "Visão subóptica" chama-lhe ela. O termo não existe em Portugues mas é de compreensão universal. Pois se as mulheres são metade da Humanidade e até mais a partir de certa idade, metade dos consumidores e consumidoras principais e muitos bens e serviços e já a maioria de licenciados, mestres e doutorados, porque razão estão arredadas de cargos de chefia? Em boa verdade, não estão. Mas são uma minoria (administradoras executivas são apenas 2% em Portugal).
Será que as mulheres não têm capacidade para dirigir empresas? Ou é tudo uma questão de cultura? Será que a liderança tem sexo? Existe uma liderança no feminino e outra no masculino? E ser mulher tem implicações no estilo de direcção?

Claro que sim! O nosso cérebro é diferente, vemos a realidade de modo diferente, agimos de maneira diferente. Estas diferenças causarão grandes mudanças organizacionais. Tudo indica, mudanças organizacionais repletas de valor acrescentado!

No comments:

Free Web Counter